Vinhos do mundo: os renomados vinhos dos Estados Unidos

Os Estados Unidos produzem alguns dos melhores vinhos do mundo. O país ocupa a quarta posição no ranking de principais produtores em volume, ficando atrás apenas da França, Itália e Espanha. O total de vinhedos americanos chega a 4.500 km2, colocando-os em 5º lugar no mundo.

As regiões de maior importância para a vinicultura do país concentram-se na Costa do Pacífico. Entre as principais áreas estão a Califórnia e os estados de Washington e Oregon. Oregon, de clima mais frio, é conhecido pela produção de ótimos Pinot Gris, Pinots Noir e Chardonnay. Em Washington, o destaque fica com a uva Riesling.

A Califórnia é um capítulo à parte. Ela é responsável pela produção de 90% de todo o vinho norte-americano. Cerca de 100 tipos de uvas são cultivados na região, como Pinot Noir, Merlot e Chardonnay, mas os destaques são a Cabernet Sauvignon (depois da França, os melhores rótulos estão lá) e a Zinfandel, considerada patrimônio nacional. A maior parte dos vinhos produzidos é classificada como de mesa, espumante ou de sobremesa

De maneira geral, o clima na Califórnia pode ser classificado como tipicamente mediterrâneo com dias ensolarados e noites frescas, mas grande parte dessas regiões tem seu microclima específico, o que facilita o cultivo de uvas ou a produção de tipo de vinhos de forma muito particular – cada região acaba se especializando em uma determinada variedade de uva ou vinho por causa disso. A cultura enogastronômica da Califórnia é fortíssima. A cada ano, ela recebe cerca de 20 milhões de visitantes!

Napa Valley e Sonoma Valley são as duas principais regiões de produção vinícola na Califórnia – somente nelas existem mais de 800 vinícolas. A região da Napa é a principal região vinícola do Estado e produz vinhos de categoria elevada. Sonoma, por sua vez, é conhecida por fornecer uvas de grande qualidade para a produção de vinhos em outras regiões.

Ao contrário de muitas das regiões europeias, nos Estados Unidos os rótulos dos vinhos trazem indicações sobre as variedades de uvas utilizadas, sendo menos restritivo em relação aos métodos de produção adotados.

Venha ao Empório e experimente vinhos norte-americanos deliciosos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *