Vinhos do mundo: saiba mais sobre os deliciosos vinhos chilenos

Semana passada demos início à nossa rota dos vinhos e falamos sobre as principais particularidades do mercado argentino, quinto maior produtor do mundo. Hoje continuamos na América do Sul para falar do Chile, confira!

Chile

É um país geograficamente privilegiado: por se encontrar entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes, ele acaba protegido das pragas que costumam atacar vinhedos. Com isso, seus produtores estão livres para cultivar uma ampla gama de castas, permitindo a produção de diversos tipos de vinho.

Outro fator favorável é a grande variedade climática entre as regiões, que vão do mediterrâneo ao temperado. Não à toa são cerca de 117 mil hectares de vinhedos plantados, sendo que metade é ocupada por vinhas da uva Cabernet Sauvignon (70% da produção total do país é de vinhos tintos). Os demais queridinhos são a Merlot e a Sauvignon Blanc.

No Chile, encontram-se tanto estilos inspirados na França, como os Bordeaux, quanto aqueles mais exuberantes, como todo bom vinho do Novo Mundo. Dependendo da região, é possível encontrar desde bebidas mais frutadas até as mais ácidas.

Ao adquirir um vinho chileno, é necessário atentar-se ao produtor para evitar adquirir exemplares sem muito refinamento, doces demais, com forte presença de carvalho e paladar desequilibrado. Porém, no geral, pode comemorar: mesmo as boas garrafas são encontradas por preços convidativos.

Fique ligado que na semana que vem tem mais!

E não deixe de conferir nossa seção exclusiva de Vinhos Chilenos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *