Vinhos do mundo: a diversidade de estilos e sabores da África do Sul

Intensos e elegantes – assim são definidos os vinhos da África do Sul, que unem a tradição das bebidas do Velho Mundo com o estilo moderno do Novo Mundo. Seus vinhedos foram plantados no começo do século XVII, pela holandesa Cia das índias Orientais, e a viticultura recebeu um grande impulso com a chegada de imigrantes franceses à região do Cabo. Ao longo do tempo, plantações foram sendo espalhadas por outras regiões, sendo Constantia a principal delas. Durante o período de apartheid, a África do Sul ficou à margem do mercado mundial devido ao boicote dos países democráticos, retomando seu espaço apenas após o fim do regime, em 1994.

Hoje, o país, de clima temperado, consolidou-se como uma potência internacional da viticultura e está entre os dez maiores produtores do mundo. Estima-se que há, atualmente, cerca de 340 vinícolas, 4.500 produtores em atividade e 100 mil hectares de vinhedos plantados. A partir de 1973, as regiões de vinhos foram divididas oficialmente em distritos e bairros. São cinco as regiões: Coast, Olifants River, Boberg, Breede River Valley e Klein Karoo. As castas mais plantadas são Chenin Blanc, Cabernet Sauvignon, Colombard, Shiraz e Sauvignon Blanc, sendo o vinho proveniente da Chenin Blanc considerando um dos melhores vinhos brancos fora da região do Vale do Loire, na França.

Apesar da força da Chenin Blanc, a África do Sul tem na Pinotage a imagem de sua uva mais emblemática. A casta foi criada em 1925, na própria região, pelo professor Abraham Izak Perold, a partir de um cruzamento entre as uvas Pinot Noir e Cinsaut, e seus vinhos são intensos e encorpados, com um aroma único. Como se não bastasse a diversidade de estilos e sabores, os vinhos do país ainda têm uma grande vantagem: uma excelente relação entre qualidade e preço. São rótulos inesquecíveis, pode apostar!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.