Vinhos do mundo: é hora de desvendar os segredos da França

É claro que nosso tour não poderia deixar de passar pela França, país tradicionalíssimo quando o assunto é vinho. Vamos saber um pouco mais sobre as incríveis vinícolas francesas?

França

O país do Velho Mundo é a grande inspiração de vinhos produzidos em todo o globo.

A tradição é imensa, assim como a variedade de estilos e sua capacidade de envelhecimento. Trata-se da maior potência vinícola do mundo, com produção média de 4,6 bilhões de litros por ano e maior consumo per capita entre os países da Europa.

São mais de 15 regiões vinícolas, como as famosas Borgonha, Bordeaux, Champagne, Loire, Alsácia Francesa e Vale do Rhône. Entre as mais variadas castas estão Malbec, Merlot, Chardonnay, Riesling, Pinot Noir, Carmenère e Sauvignon Blanc – responsáveis pela produção de exemplares de características extremamente marcantes.

Não é por acaso que a expressão “terroir” é da língua francesa e não tem tradução para nenhum outro idioma. Segundo o Guia Larousse, significa “a relação mais íntima entre o solo e o microclima particular, que concebe o nascimento de um tipo de uva, que expressa livremente sua qualidade, tipicidade e identidade em um grande vinho, sem que ninguém consiga explicar o porquê”. Uau! A relação da uva com seu solo na França é ímpar e, por isso, ele é campeão nesse conceito.

E você, é fã do vinho francês? Escreva pra gente!

2 opiniões sobre “Vinhos do mundo: é hora de desvendar os segredos da França”

  1. Desejo comprar o vinho francês: Chateau Guillemassot, procuro há anos e não encontro. Se alguém souber aonde tem para vender, avise-me por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.