Sampa, Caipirinha e a Tarsila

Você sabia que a bebida mais famosa no Brasil e no mundo foi criada no interior de São Paulo? Pois é, a briga é muita entre os paulistas, os mineiros e até entre os cariocas, mas registros provam que a Caipirinha surgiu na cidade de Piracicaba de início como remédio popular, feita com limão, alho,  mel e um pouco de cachaça seria indicada para os doentes da gripe espanhola e depois tiraram o alho e colocaram o gelo o que resultou no famoso Drink.

FOTO FERNANDO SCIARRA/ESTADAO


Uma curiosidade: Segundo a biografia da renomada artista brasileira Tarsila do Amaral, ela era apreciadora da cachaça e da caipirinha. “Quando Tarsila do Amaral morou em Paris, em meados de 1920, recebia cachaças enviadas do Brasil, com as quais ela preparava as caipirinhas. Tarsila apresentou a bebida mais brasileira de todas e o coquetel a Pablo Picasso”.

Obra “Caipirinha” de 1923 Tarsila do Amaral


Para comemorar que tal fazer uma Caipirinha de respeito? Aí vai a receita:

• 60 ml de cachaça branca

• 1 limão Taiti

• 2 colheres (chá) de açúcar

• Gelo picado

Preparo: Tire as pontas do limão e corte-o na metade. Corte cada metade em tiras, sem descer totalmente a faca, de modo que elas ainda fiquem unidas por uma ponta, formando um leque. Em um copo alto, macere o limão com o açúcar. Preencha o copo com gelo picado e complete com a cachaça. Mexa bem. Decore com fatias de limão fresco e aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.