Aprenda a preparar o famoso Moscow Mule

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar em Moscow Mule, provavelmente já viu uma foto desse drinque nas suas redes sociais. Servida em uma caneca de cobre e, por isso, apelidado de “drinque da canequinha”, a bebida foi criada entre as décadas de 40 e 50, nos Estados Unidos, e faz parte do cardápio dos bares e restaurantes mais descolados do mundo.

O Moscow Mule surgiu quando dois amigos, um que vendia vodca e outro que vendia cerveja de gengibre, uniram esforços para promover seus produtos. Seu nome é uma referência ao efeito que a vodca, destilado de origem russa, costuma causar em seus consumidores. Já a famosa caneca de cobre usada para tomar o drinque é uma referência ao tipo de copo que os viajantes levavam em suas longas viagens no lombo das mulas.

A receita original leva vodca, ginger beer e limão, mas, como no Brasil é difícil encontrarmos cerveja de gengibre, foi criada uma versão tupiniquim. Anote!

Moscow Mule

Ingredientes

  • 100 ml de vodca
  • 50 ml de suco de limão
  • Uma fatia de 1 cm de gengibre macerada em 1 lata de cerveja pilsen
  • 1 limão cortado e raspas de limão para decoração
  • Gelo

Modo de preparo

Encha uma caneca com gelo. Adicione a vodca e o suco de limão. Complete com a cerveja. Misture delicadamente e decore com a espuma de gengibre* e o limão.

*para preparar a espuma de gengibre, basta misturar em um sifão para chantilly 100 ml de suco de limão, 100 ml de xarope de açúcar, 100 ml de suco de gengibre fresco e 100 ml de clara de ovo.

2 opiniões sobre “Aprenda a preparar o famoso Moscow Mule”

  1. Incorreta a afirmação de que seria “difícil encontrar cerveja de gengibre”. Já existe até um fabricante nacional de ginger beer (que, diga-se, apesar do nome, não é cerveja, e sim um refrigerante). Chama-se Panth e é encontrável inclusive em alguns supermercados de São Paulo. Pensei, ao ler o título deste post, que o Empório Mercantil estivesse disponibilizando o produto aos seus clientes…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *