Quais as diferenças entre cerveja artesanal, cerveja industrial e chopp?

Que essas bebidas são paixão nacional, disso ninguém tem dúvida… se você é do tipo de pessoal que não dispensa uma cerveja ou um chopp com os amigos, sabe do que estamos falando.

E o que vemos, é cada vez mais opções de cervejas artesanais e industriais por aí. E muitas vezes nem sabemos qual escolher!

Mas você sabe as principais diferenças entre essas bebidas? E por que a cerveja artesanal vem conquistando tanto espaço? Veja!

Cervejas Artesanais X Cervejas Industrializadas

A diferenciação da cerveja artesanal da industrializada pode ser conferida na própria garrafa.  A atenção dada aos mínimos detalhes nas cervejarias artesanais já aparece no rótulo.

E é justamente por se preocupar com a essência da bebida e buscar os melhores ingredientes para o seu consumidor que a produção desse tipo de bebida costuma ser realizada em pequena escala.

Quando observamos a cerveja industrial, o que se percebe é que sua produção tem o objetivo de atingir o maior número de consumidores possível e por isso é produzida em larga escala e quando lidamos com esse tipo de produção fatalmente a qualidade ou, melhor dizendo, a autenticidade do produto fica comprometida.

beer

Essa é uma das razões pela qual tantas pessoas estão descobrindo o prazer de apreciar poucas e boas cervejas artesanais ao invés de “encher a cara” com uma cerveja carregada de produtos químicos.

Mesmo alguém que não possua conhecimento técnico sobre a cerveja é capaz de diferenciar a cerveja artesanal da industrial apenas pelo paladar. Por uma questão de economia, a receita das cervejas industrializadas é composta por uma mistura de malte, que costuma compor 60% da mistura com outros cereais, como milho e arroz.

Já a cerveja artesanal é composta por ingredientes selecionados e de origem mais nobre, normalmente importados de países com uma grande tradição cervejeira, como Alemanha e Bélgica.

Cerveja X Chopp

A fabricação é diferente, sim! O chopp é consumido na sequência do processo de maturação e, por isso, é mais fresco que a cerveja – que depois da maturação, ainda sofre uma pasteurização.

chopp

Outra diferença entre o chopp e a cerveja é a cremosidade. A cerveja, ao ser engarrafada, sofre um choque térmico e deixa a bebida mais líquida. O chopp é envasado em barris de aço e não passa por esse processo. Além disso, a bebida é servida em chopeiras que injetam mais gás carbônico à bebida, deixando o chopp mais cremoso.

Então, depois de ler esse post… você não acha que merece um happy hour? O que você prefere: cerveja ou chopp?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.