Vinhos do mundo: o milenar vinho libanês

O Líbano possui uma história de viticultura de mais de seis milênios, sendo um dos mais antigos países a produzir vinho. No entanto, muitas guerras e complicações sociopolíticas prejudicaram o desenvolvimento da produção ao longo dos séculos. Somente na década de 90 a viticultura libanesa começou a renascer, a se projetar no mercado mundial e a conquistar uma boa reputação em países exigentes como França, Inglaterra e Estados Unidos. Nessa época, o país se tornou um protetorado da França, o que foi vital para o avanço dos vinhedos. A aproximação com o país trouxe ao Líbano variedades que se adaptaram muito bem e geram os melhores vinhos do país, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Cinsault, Syrah, Grenache e Mouvèdre.

A maioria dos vinhedos está localizada no Vale de Bekaa, de onde saem rótulos como o famoso Château Musar, considerado um dos melhores do mundo. Os vinhos da região possuem uma elegância e caráter impares, complexidade, equilíbrio, acentuada mineralidade, acidez e tanicidade. A segunda maior região produtora se localiza no norte, em Batroun, sendo também a que mais se expande. Apesar de possuir algumas cepas autóctones, como as brancas Obaideh e Merwah, com as quais é elaborada o Arak, bebida destilada típica do país, as cepas francesas dominam a viticultura libanesa. As tintas mais comuns são as internacionais Cinsault, Grenache, Carignan, Mourvèdre, Syrah, Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Petit Verdot. Entre as brancas, destacam-se Chardonnay, Muscat, Sauvignon Blanc, Sémillon e Viognier.

No início da década de 90 havia apenas quatro vinícolas no país; hoje, ele conta com 45, que produzem oito milhões de garrafas de vinhos por ano, das quais cerca de 50% são exportadas. Vale dizer que o Líbano é um dos países que menos consomem vinhos no mundo, graças à religião muçulmana, predominante entre a população – portanto, a exportação é essencial para a manutenção da viticultura libanesa.

Mais do que exótico, o vinho libanês é um produto de excelente qualidade que vale a pena ser degustado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.