Exposição acontece até 30 de setembro

Exposição sensorial desvenda aromas e sabores japoneses

Até 30 de setembro, a Japan House recebe a exposição “Aromas e Sabores”, com curadoria do gastrólogo Felipe Ribenboim. A mostra oferece ao público uma imersão na cultura japonesa por meio do paladar e do olfato.

A ideia é que os visitantes descubram as respostas para questões como: quais os sabores básicos da culinária nipônica e como o corpo humano os identifica? De onde vem o sabor dos alimentos? Como o cheiro contribui na construção do sabor? Como se formam e como foram obtidos os aromas do perfume, desodorante, sabonete?

Para isso, a exposição está dividida em três etapas: Identificação, Construção e Sensorial. Na instalação “Labirinto Olfativo versão 4 – Descobrindo as flores das cerejeiras”, a artista plástica Maki Ueda induz o público a percorrer um caminho guiado pelo cheiro e a encontrar o aroma das sakuras, árvores com flores de cerejeiras.

Já o paladar pode ser explorado com uma degustação cega de balas gelatinosas de uva japonesa, melão, wasabi, shoyu e morango, sabores desenvolvidos exclusivamente pela Takasago, casa de aromas e fragrâncias. Ao final do percurso, o público estará familiarizado com odores e sabores presentes em comidas, bebidas, perfumes, odorizadores e incensos.

A Japan House tem entrada gratuita e funciona de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h.

Veja muitas outras notícias e curiosidades aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.