Dia do vinho: uma data que merece comemoração

Neste domingo (5), comemora-se o dia do vinho! Veja algumas curiosidades sobre a bebida:

  • Há muitas versões de como teria começado a produção de vinho no mundo, mas nenhuma de fato, é oficial. Já no capítulo 9 do Gênesis, no Velho Testamento, há uma citação que diz que Noé, após ter desembarcado os animais, plantou um vinhedo.
  • Você sabe o que é a chamada “podridão nobre”?  Vinhos feitos a partir de vinhas contaminadas por um fungo chamado Botrytis cinerea. Esse fungo, caso a exposição das uvas seja em condições de tempo seco, causa o apodrecimento positivo do fruto, garantindo à bebida uma doçura e um sabor muito apreciados. Justamente por conta de sua doçura, os vinhos feitos a partir desse apodrecimento são indicados para acompanhar sobremesas.
  • Sim, vinho faz bem ao coração! Os componentes da uva estimulam a produção do óxido nítrico, o que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos. O óxido nítrico contribui para que os vasos sejam saudáveis e flexíveis, contribuindo para o equilíbrio da pressão arterial.
  • A garrafa de vinho mais antiga do mundo data do ano 325 a.C. e foi encontrada perto da cidade de Speyer, na Alemanha, em 1867. Acredita-se que é a garrafa não aberta mais velha do mundo. Ela possui cerca de 1,5 litro de bebida e foi descoberta durante uma escavação dentro de uma tumba de um homem pertencente à elite romana do século IV, que possuía dois sarcófagos, um com o corpo de um homem e o outro com o de uma mulher.

 

Que tal comemorar a data em grande estilo? Escolha seu vinho preferido e aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.