Decantar vinhos (sem frescura): como e quando fazer?

Decantar o vinho pode parecer esnobe ao primeiro olhar, um charme a mais para impressionar alguém e mostrar seus conhecimentos, mas os vinhos mudaram tanto nos últimos 20 anos que o que poderia, eventualmente, ser frescura, hoje não é mais.

O ato já é bastante comum nos dias de hoje e, se você não tem o costume, pode estar perdendo tempo!

Decantar significa: deixar o vinho respirar. Liberar os aromas contidos numa garrafa – um processo que contribui de forma positiva para o seu paladar e claro, eliminar as borras acumuladas.

No decanter, o vinho entra em contato com o oxigênio que provoca uma aceleração de sua maturação, intensifica os aromas da fruta, reduz a tanicidade do vinho, evapora um pouco do alto teor alcoólico (muito comum nos dias de hoje), perde um pouco dos eventuais exageros de madeira tanto nos aromas como sabor e ganha harmonia tornando-se mais macio e menos agressivo.

Não existem regras absolutas quando se trata de decantar um vinho com o intuito de enaltecer seus aromas ou suavizá-los.

É bem menos complicado do que parece. O decanter  é muito similar a uma jarra de vidro, só que com uma base bem grande e uma abertura pequena – por ter um fundo grande, o vinho se espalha em uma superfície maior; Já a boca estreita não deixa entrar tanto ar (apesar de “abrir” o vinho, o oxigênio também pode matá-lo em questão de horas).

Quando usar o decanter?

Você não precisar decantar todo vinho que abrir! O ideal é decantar vinhos guardados há pelo menos quatro anos.

Os mais jovens podem até se beneficiar da decantação, mas não é necessário. Basta abrir a garrafa cerca de 20 minutos antes, e a sua experiência de sabor já vai ser OUTRA.

Os mais antigos já evoluíram bastante e chegaram ao seu ápice. O truque, aqui, é deixar a garrafa na vertical um dia antes do consumo. Assim, os sedimentos têm tempo suficiente para se depositarem no fundo da garrafa.

Vale a pena provar um pouquinho do vinho logo ao abrir a garrafa. Preste atenção nos  sabores – quanto mais você demorar para notar, mais podem ser decantados. O vinho seca muito a boca logo ao primeiro gole? Também vale a pena. A média é de 20 minutos a uma hora, dependendo dessa análise.

Experimente! Beba o vinho antes e depois de decantá-lo. Vale a pena!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.