Conheça os 6 principais benefícios do café

“Meu dia não começa antes de tomar café!”. Quantas vezes você não ouviu – ou até mesmo disse – essa frase? O ritual matinal preferido do brasileiro não poderia ser mais positivo: a bebida faz bem para o corpo e para a mente e prepara você para encarar o dia que vem pela frente. Conheça seus principais benefícios:

Mais disposição

Sem dúvidas, o efeito mais conhecido do café é o poder de deixar nossa mente alerta e pronta para qualquer desafio, mesmo depois de uma noite mal dormida. Isso acontece porque a cafeína estimula o sistema nervoso central, permitindo que fiquemos acordados e com mais energia por mais tempo.

Memória turbinada

É o que diz um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. A pesquisa concluiu que a cafeína melhora o processo de consolidação das lembranças, fazendo bem para a memória de longo prazo.

Quilos a menos

A bebida tem o poder de ajudar a enxugar as medidas por ser rica em cafeína. Essa substância é termogênica, ou seja, acelera o metabolismo, fazendo o organismo gastar mais calorias e, consequentemente, queimar mais gordura. 

Corpo blindado

O café é um antioxidante poderosíssimo. Ao combater os radicais livres, ele protege coração, pele, olhos e sistema imunológico e ainda previne câncer e o envelhecimento precoce.

Fígado protegido

Segundo um estudo realizado pela Universidade Nacional de Singapura, beber duas xícaras por dia diminui o risco de morte por cirrose. Já uma pesquisa desenvolvida pela Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que consumir a bebida diariamente previne o surgimento de uma forma comum de câncer de fígado. Mas isso não libera o consumo desenfreado de álcool, ok?

Amigo da saúde mental

A ciência associou o consumo de café à redução de cerca de 50% do risco de suicídio – mais precisamente, entre adultos que tomam de duas a quatro xícaras de café por dia. Isso acontece porque a bebida estimula o sistema nervoso central, aumentando a produção de neurotransmissores como dopamina, noradrenalina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar. O efeito antidepressivo é ainda mais potente nas mulheres, segundo estudo feito pela Harvard School of Public Health (HSPH), nos Estados Unidos. Apesar da descoberta, os cientistas orientam que adultos com depressão não abusem no consumo, pois isso pode causar efeitos colaterais indesejados.

Vale o alerta:

Apesar de possuir uma série de benefícios, café em excesso faz mal. Pegar pesado na dose pode causar transtorno mental temporário e síndrome de abstinência – manifestando sintomas como inquietação, nervosismo, espasmos musculares, desconforto gastrointestinal, insônia e alteração do ritmo cardíaco. Ao desconfiar de que está sofrendo disso, é recomendado cortar o consumo, combinado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *