Cabernet Sauvignon: o vinho inesquecível

Quando se fala em vinho, ele é o mais popular e tradicional do mundo. Duvida? Pergunte pra qualquer pessoa qual o primeiro nome de vinho tinto que lhe vem à cabeça, a resposta em 99% dos casos será: Cabernet Sauvignon.


Conheça nossa seleção do vinho mais famoso de todos AQUI


Um pouco de história

A uva Cabernet tornou- se um padrão mundial presente em praticamente todos os países produtores do planeta: da Inglaterra à Alemanha e Áustria; do Canadá à China e Japão; do Peru e Venezuela ao Zimbábue; do Brasil à Turquia, Marrocos, Grécia, Israel e Líbano; da Moldávia e Hungria à Romênia e Bulgária. Sem falar de França, EUA, Chile, Austrália, Itália, Portugal, Argentina, Espanha, Uruguai, África do Sul, Nova Zelândia.

Mas afinal, por que ela é tão famosa? Deliciosa, ela é fácil de cultivar, adaptável, resistente a muitas pragas e ainda por cima capaz de fazer sucesso sozinha ou nas combinações mais famosas e elegantes do mundo. E assim, ganhou o título de “rainha das uvas tintas”.

CS

Original da região de Bordeaux, na França, a Cabernet Sauvignon é o resultado do cruzamento de duas outras uvas. A primeira, denominada Cabernet Franc, normalmente apresenta aromas herbáceos e refrescantes. A segunda, Sauvignon Blanc, gera vinhos refrescantes com aromas minerais, vegetais e toques frutados.

resultado dessa combinação são frutos pequenos e escuros, com pouca poupa e pele grossa, conferindo a cor escura da bebida. Seu aroma típico lembra amoras, cerejas, ameixas, cassis, menta e eucalipto.

E então, o que esperar de um vinho Cabernet Sauvignon?

Como a uva tem taninos fortes, se dá muito bem com barris e, por isso, é muito usada em vinhos produzidos para guarda. Os famosos Bordeaux, que tem a Cabernet Sauvignon como base costumam ter longo tempo de guarda.Isso dá ao vinho um sabor mais amadeirado, próximo a baunilha e pimenta.

cs2

Costumam ser vinhos bem encorpados, com sabores marcantes e persistentes.

Quer curtir um bom Cabernet no feriadão? Junte os amigos! 

A opção mais certeira é a carne vermelha. E não precisa ter medo, pode ser uma carne vermelha com sabores fortes, assadas e bem temperadas. Se for ao molho, prefira os vermelhos e isso também vale para as massas. Aliás, um molho à bolonhesa com Cabernet Sauvigon não tem erro! Hmmm!

Se a sua opção for acompanhar queijos, lembre-se mais uma vez da palavra “forte”, e prefira aqueles curados e com sabores bem acentuados. 

Enfim, o Cabernet promete – e é! um vinho inesquecível e uma escolha especial. 

Aproveite, e tin-tin!


Conheça nossa seleção do vinho mais famoso de todos AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.